As inscrições para ingresso nas unidades culturais de Anápolis estão abertas. As escolas de Dança, de Artes Oswaldo Verano, de Música Maestro Antônio Branco e de Teatro oferecem várias modalidades e os interessados têm até sexta-feira (19) para se cadastrarem, nas respectivas sedes. As escolas funcionam para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h30.

A documentação necessária para a realização das inscrições, quando menor, é o registro de nascimento/identidade e comprovante de endereço. Neste caso, o processo somente poderá ser realizado pelos pais ou responsáveis. Quando maior, basta o interessado apresentar o documento de identidade e comprovante de endereço.

Devido à grande quantidade de pessoas interessadas em ingressar nas escolas de Música e Dança e o número insuficiente de vagas para atender a todos é necessária a realização de sorteio, explica o secretário municipal de Cultura, Erivelson Borges. O sorteio acontece no final de janeiro e as aulas começam em fevereiro, acrescenta.

Todas as unidades funcionam nos períodos matutino, vespertino e noturno. A Escola de Dança de Anápolis, atualmente, possui mais de mil alunos matriculados nas aulas de balé clássico, jazz, dança de salão, dança do ventre e zumba. As inscrições são para alunos novatos e as crianças precisam ter seis anos completos.

A Escola de Música Maestro Antônio Branco oferece cursos de Teoria Musical, História da Música, Música de Câmara, Técnica Vocal, Harmonia e Orquestração e aulas de instrumentos como violino, viola, cello, contrabaixo, piano clássico e popular, violão clássico e popular, flauta transversal, fagote, oboé, saxofone, clarinete, trombone, trompete e percussão.

Outra atividade são as aulas de Canto e diferentes tipos de Canto Coral (Coro Mirim, Coro Infanto Juvenil e Coro Adulto). Também possui dois coros para vozes selecionadas que são o Coral Sinfônico de Anápolis e Coro Infanto. Atualmente a escola conta com 450 alunos matriculados e efetivos.

A Escola de Artes Oswaldo Verano oferta à comunidade uma grade curricular bem expressiva: especialização (pintura); curso livre em desenho; preparatório I e II (para crianças a partir dos 9 anos); curso regular de três anos (Desenho, História da Arte, Pintura, Escultura, Gravura). Atualmente está em caráter experimental a oficina de “Fotografia e sua correlação com a arte”. A unidade atendeu, em 2017, aproximadamente 400 alunos.

A Escola de Teatro oferece aulas de Teatro para Crianças, Teatro Juvenil, Curso Básico de Teatro e Oficina de Montagem e Preparação de Atores. A unidade propõe promover atividades que possibilitem a prática teatral e a vivência artística com atividades de criatividade e expressividade; realiza aulas práticas e teóricas nas áreas de interpretação, expressão corporal, encenação e montagem de espetáculo. A unidade oferece cursos de teatro para crianças, jovens e adultos, destaca a coordenadora da unidade, Ilmara Damasceno.

Serviço:

Mais informações podem ser obtidas nas unidades:

Escola de Artes Oswaldo Verano
Endereço: Avenida Goiás, esquina com Rua 14 de Julho – Centro
Telefone: (62) 3902-1218

Escola de Dança
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, nº 1229, Centro
Telefone: (62) 3902-1340

Escola de Música Maestro Antônio Branco
Endereço: Avenida Goiás, esquina com Rua 14 de Julho – Centro
Telefone: (62) 3902-1010

Escola de Teatro
Endereço: Av. Brasil, nº 200 – Centro Administrativo
Telefone: (62) 3902-1501