“Insatisfeita com o desenho do seu nariz? Tome um remédio para acne”. A solução apresentada, por mais desprovida de sentido que possa parecer, tem sido seguida por milhares de meninas no mundo todo. Só no Brasil, para se ter uma ideia, as buscas na última semana por esse tipo de associação com o nome comercial do medicamento mais conhecido para o problema de pele aumentou 900%. A frase buscada: “Roacutan afina o nariz”.

No Tik Tok, o assunto ganhou destaque recentemente, principalmente sob as hashtags #roacutancheck e #roacutanchallenge, que já somam mais de 29 milhões de visualizações. Nos relatos, os jovens compartilham imagens do antes e depois para corroborar a hipotética ação do medicamento, alegando que observaram um afinamento do nariz após o tratamento.

Tamanho alarde chamou a atenção da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que emitiu uma nota esclarecendo que não há qualquer comprovação da eficiência dessa prática.

A (falsa) lógica é a seguinte. As medicações para combater a acne como o Roacutan contêm uma substância chamada isotretinoína. Ela age diminuindo as glândulas sebáceas do rosto, o que geraria um afinamento de toda a pele da face, inclusive do nariz. O mecanismo pode dar a impressão de que o nariz está menor.

No entanto, este tipo de remédio possui uma série de efeitos colaterais graves, como complicações hepáticas e mal formação fetal e risco de abortamento caso seja usado por grávidas. Por isso, seu consumo deve ser realizado apenas quando indicado por um dermatologista para o tratamento de acne severa.

Fonte: O Globo