A Secretaria Municipal de Saúde anunciou, nesta quarta-feira, 14, mudanças nas regras para o enfrentamento à pandemia em Anápolis. Um protocolo único passa a valer, revogando os anteriores e mantendo itens gerais, como distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.
O panorama atual do município, considerando os últimos 21 dias, demonstra queda no número de casos, o que permite a flexibilização das atividades. As mudanças começam a vigorar após publicação no Diário Oficial do Município.

Principais mudanças

Uma das mudanças é a quantidade de clientes por estabelecimento comercial, que era de um para cada vinte metros quadrados e passa a ser de um para cada quatro metros quadrados. A proibição que existia para presença de pessoas dos grupos de risco em alguns segmentos passa a ser tratada como recomendação para que não estejam nesses locais.

Outro ponto de alteração é quanto a serviços de alimentação, que estavam autorizados a funcionar com 30% da capacidade para consumo no local, agora podem ocupar 50% da capacidade. Também foi ampliada permissão de horário para funcionamento desses serviços, mudando de meia-noite para 2 horas da manhã em todos os dias da semana.

Eventos, que podiam acontecer com limite máximo de 80 pessoas, agora têm autorização para ocorrer com até 250 pessoas.
Shopping centers voltam a funcionar em horário normal e sobe de 750 para mil pessoas a capacidade máxima de público. Os cinemas podem ser reabertos, assim como as áreas com brinquedos infantis.

Ensino de esportes e centros esportivos estão autorizados a funcionar com 50% da capacidade dos campos; atividades aquáticas podem acontecer sem limite de pessoas na piscina; e cursos livres perdem restrição por idade. As Secretarias Municipais de Educação e Saúde estão em fase final de estudo para retomada das aulas presenciais e em breve deve ser divulgada decisão sobre o retorno.

Fonte: Secom – Prefeitura de Anápolis